quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Cruz da JMJ em Itaúna

 

         A Cruz da JMJ ficou conhecida por diversos nomes: Cruz do Ano Santo, Cruz do Jubileu, Cruz da JMJ, Cruz Peregrina, muitos a chamam de Cruz dos Jovens porque ela foi entregue pelo papa João Paulo II aos jovens para que a levassem por todo o mundo, a todos os lugares e a todo tempo.
         A cruz de madeira de 3,8 metros foi construída e colocada como símbolo da fé católica, perto do altar principal na Basílica de São Pedro durante o Ano Santo da Redenção (Semana Santa de 1983 à Semana Santa de 1984). No final daquele ano, depois de fechar a Porta Santa, o Papa João Paulo II deu essa cruz como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade.
        Em 2003, o Papa João Paulo II deu aos jovens um segundo símbolo de fé para ser levado pelo mundo, acompanhando a Cruz da JMJ: o Ícone de Nossa Senhora, “Salus Populi Romani”, uma cópia contemporânea de um antigo e sagrado ícone encontrado na primeira e maior basílica para Maria a Mãe de Deus, no ocidente, Santa Maria Maior.
        A próxima Jornada Mundial da Juventude - JMJ - ocorrerá no Rio de Janeiro em 2013 e, a exemplo do que já acontece, a Cruz e o Ícone de Maria, peregrinam por todas as dioceses brasileiras. No dia 17 de outubro, esses símbolos estarão passando por Itaúna. Abaixo, segue-se a programação completa do evento.

BOTE FÉ! Itaúna
00h:30 - acolhida da Cruz e do Ícone na Matriz Sant'Ana, seguida de celebração eucarística
1h30 - abertura da Vigília e Momento de Louvor
3h - Terço da Misericórdia (Projeto DOM)
5h - Terço da Aurora
6h - Oração do Angelus e Consagração à Nossa Senhora
6h30 - Celebração Eucarística
8h - início da visita da Cruz ao Colégio Sant'Ana e à Escola Estadual de Itaúna
10h30 - Celebração Eucarística de Envio da Cruz, que passará na APAC e seguirá para Divinópolis

       Compareçam todos e demonstrem a fé e dovoção do povo itaunense.
 

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Festa de Nossa Senhora de Nazaré

        A comunidade Nossa Senhora de Nazaré - bairro Vila Nazaré - iniciará nesta quinta-feira, dia 10 de novembro o tríduo preparatório à Festa de sua padroeira, a realizar-se no domingo. Todos da comunidade contam com sua presença e participação.
        Veja a Programação:

Ø Dia 10/11/11 
19h - Terço 
19h30- Celebração Eucarística
 Ø   Dia 11/11/11
19h - Terço
19h30- Celebração Eucarística
Ø Dia 12/11/11
19h - Terço
19h30- Celebração da Palavra
 Ø     Dia 13/11/11
FESTA DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ
17h30 - Terço
18h- Celebração Eucarística (se não chover, haverá procissão após a celebração)
(Todos os dias, após as celebrações haverão barraquinhas e shows ao vivo)

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Finados: Comemoração dos Fieis Defuntos

      O Dia de Finados é o dia da celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram. É o Dia do Amor, porque amar é sentir que o outro não morrerá nunca.
É celebrar essa vida eterna que não vai terminar nunca. Pois, a vida cristã é viver em comunhão íntima com Deus, agora e para sempre.
      Desde o século 1º, os cristãos rezam pelos falecidos; costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio. No século 4º, já encontramos a Memória dos Mortos na celebração da missa. Desde o século 5º, a Igreja dedica um dia por ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém se lembrava.
      Desde o século XI, os Papas Silvestre II (1009), João XVIII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia por ano aos mortos. Desde o século XIII, esse dia anual por todos os mortos é comemorado no dia 2 de novembro, porque no dia 1º de novembro é a festa de "Todos os Santos".
      O Dia de Todos os Santos celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados. O Dia de Todos os Mortos celebra todos os que morreram e não são lembrados na oração.
Fonte: Monsenhor Arnaldo Beltrami (Arquidiocese de São Paulo)