quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Mensagem às Crianças

     Esta mensagem destina-se a todas as crianças, que comemoram hoje seu dia, em especial, aos catequizandos da Comunidade Nossa Senhora de Nazaré (Vila Nazaré). Qua a Santa Virgem Aparecida, patrona da nação brasileira vos protega e cubra-vos com seu manto de amor, Ela que é reflexo do Coração Materno de Deus.

Criança, Semelhança de Jesus
Já fui sonho, projeto, feto...
Hoje sou como o raiar de um novo dia
O brotar de uma semente
O desabrochar de uma flor.

Sou como uma doce melodia
Com autor e partitura
Só preciso que me "toquem" com ternura
Para que eu possa ser gente.

Do bem, quero ser sempre contexto
Não nasci para ser avesso
Sou portador de sol
Trago luz
Alegria e esperança
Afinal sou criança
Imagem e semelhança de Jesus!
(Autor: Walter Pereira Pimentel)

Festa de Nossa Senhora Aparecida

      A Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Santuário, do bairro de Lourdes comemorou hoje a festa de sua Padroeira. Neste ano, a comemoração foi ainda mais especial, pois a Paróquia celebrou seu aniversário de 15 anos. Instalada no dia 10 de outubro de 1996, a Paróquia reúne 6 comunidades, 2 rurais (Córrego do Soldado e Santo Antônio da Barragem) e 4 urbanas: São Sebastião (Morro do Engenho), Santo Antônio (Mirante / Nogueirinha), Santa Bárbara (Morro do Sol) e a Matriz.
      Durante o dia 12 houveram missas durante todo o dia: a primeira ocorreu às 6 horas da manhã, seguiram-se celebrações às 8h, 10h, 13h e 15h. às 17 horas estava prevista uma procissão, que devido às condições climáticas, acabou não ocorrendo; com isso, antecipou-se o horário da celebração de encerramento da Festa da Padroeira 2011.

  • Consagração à Nossa Senhora Aparecida

    Ó Maria Santíssima, que em vossa querida Imagem de Aparecida espalhais inúmeros benefícios sobre todo o Brasil; eu, embora indigno de pertencer ao número dos vossos filhos e filhas, mas cheio do desejo de participar dos benefícios de vossa misericórdia, prostrado a vossos pés consagro-vos meu entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis.
     Consagro-vos minha língua, para que sempre vos louve e propague vossa devoção. Consagro-vos meu coração, para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas. Recebei-me, ó Rainha incomparável, no ditoso número de vossos filhos e filhas. Acolhei-me debaixo de vossa proteção.
     Socorrei-me em todas as minhas necessidades espirituais e temporais e, sobretudo, na hora de minha morte. Abençoai-me, ó Mãe Celestial, e com vossa poderosa intercessão fortalecei-me em minha fraqueza, a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida, possa louvar-vos, amar-vos e dar-vos graças no céu, por toda eternidade. Assim seja.

sábado, 8 de outubro de 2011

Festa de São Geraldo 2011

      Com o tema "A Palavra que faz a diferença: SIM", a comunidade de São Geraldo dos bairros Vila Washington, São Geraldo e Chácara Quitão iniciou na sexta-feira a XXVI Festa de seu padroeiro.
      São Geraldo nasceu em 23 de abril de 1725 na cidade de Muro, Itália, filho de um alfaiate que morreu quando Geraldo tinha apenas 12 ,deixando sua família na pobreza. Desde criança deseja seguir a careira religiosa e tentou entrar para a Ordem dos Capuchinhos mas sua saúde não permitiu, mas algum tempo depois conseguiu entrar como irmão para a ordem dos Redentoristas, servindo como sacristão, jardineiro, porteiro e enfermeiro.Ficou famoso pelos seus dons supernaturais como mestre, profecias, extasies, visões e notável conhecimento. Embora não fosse um padre, os seus conselhos espirituais eram procurados pelos clérigos e comunidades de irmãs nas quais ele dava conferencias. Ele tinha grande sucesso em converter pecadores e ficou famoso pela sua santidade e caridade. Quando em 1754 foi acusado falsamente de ser o pai do filho de uma mulher gravida –Néria Caggiano- ele apenas fez uma oração e a mulher se arrependeu, retratou e o inocentou. Assim começou a associação de São Geraldo como padroeiro da gravidez. Notável leitor de mentes e de consciências. Ele foi enviado a Nápoles e logo sua casa foi inundada de visitas desejando vê-lo e ouvir seu conselhos e assim alguns meses mais tarde ele foi enviado para Caposele. Diz a tradição que vários se converteram graças aos conselhos e que curava vários doenças apenas com a sua benção e oração. Vivia em uma pequena cela no convento, na maior humildade e seu ultimo desejo consistiu de uma pequena nota na porta de sua cela que dizia: "Aqui o desejo de Deus é feito como Deus quer, quando e enquanto quiser" .
       Morreu em 1755 de tuberculose na Itália e logo o seu túmulo se tornou um local de peregrinação e vários milagres são creditados a sua intercessão. Foi canonizado em 1904 pelo Papa Pio X . É o padroeiro da gravidez, dos falsamente acusados, das boas confissões e da maternidade.