segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Brasil Missionário: Partilha Tua Fé

O tema do mês missionário deste ano, “Brasil Missionário, Partilha a tua Fé”, pretende evidenciar uma realidade pouco conhecida: a presença atuante de missionários brasileiros em todos os continentes. Graças a Deus, isso representa uma grande riqueza para a nossa Igreja, mas não podemos achar que é suficiente. Pela potencialidade, o Brasil pode ajudar muito mais.
Em concordância com a animação missionária proposta pelo  Papa Bento XVI em sua mensagem para o dia mundial das missões, Sua Santidade lembra que “neste ano, a celebração do Dia Mundial das Missões reveste-se de um  significado muito particular. A ocorrência do cinquentenário do início do Concílio Vaticano II, a abertura do Ano da Fé e o Sínodo dos Bispos cujo tema é a nova evangelização concorrem para reafirmar a vontade da Igreja se empenhar, com maior coragem e ardor, na missio ad gentes, para que o Evangelho chegue até aos últimos confins da terra”, conclui o Papa.
Para tanto, o Papa Bento XVI reafirma o mandato permanente da missão: “ (...) ao proclamar o Ano da Fé, escrevi que Cristo hoje, como outrora, envia-nos pelas estradas do mundo para proclamar o seu Evangelho a todos os povos da terra (Carta ap. Porta fidei, 7)”, comenta Bento XVI.
Desta forma, a evangelização deve ser em nossa consciência prioridade: “Como São Paulo, devemos ser solícitos pelos que estão longe, por quantos ainda não conhecem Cristo nem experimentaram a paternidade de Deus, conscientes de que a cooperação se alarga hoje para novas formas, não só no âmbito da ajuda econômica mas também na da participação direta na evangelização (João Paulo II, Carta enc. Redemptoris missio, 82)”, nos relata o papa.
Desta maneira, a Igreja no Brasil nos convida a perpassar a atividade missionária em uma experiência de fé que quando partilhada gera o conteúdo essencial da missão “Fé e anúncio”. Assim, é preciso reavivar o entusiasmo da comunicação da fé, para se promover uma nova evangelização de nossas comunidades que ainda bebe o pouco da antiga tradição cristã que estão a perder a referência a Deus, e deste modo voltarem a descobrir a alegria de crer em Jesus Cristo.  
“A preocupação de evangelizar não deve jamais ficar à margem da atividade eclesial e da vida pessoal do cristão, mas há de caracterizá-la intensamente, cientes de sermos destinatários e ao mesmo tempo missionários do Evangelho. O ponto central do anúncio permanece sempre o mesmo: o Kerigma de Cristo morto e ressuscitado pela salvação do mundo, o Kerigma do amor absoluto e total de Deus por cada homem e cada mulher, cujo ponto culminante se situa no envio do Filho eterno e unigênito, o Senhor Jesus, que não desdenhou assumir a pobreza da nossa natureza humana, amando-a e resgatando-a do pecado e da morte por meio da oferta de Si mesmo na cruz”, nos instrui Bento XVI.
Para tanto, a POM (Pontifícia Obras Missionárias) propõe todos os anos a Campanha Missionária que acontece durante o mês de outubro e procura envolver todos os cristãos, com os grupos e as comunidades, nas Dioceses e Regionais. É um tempo propício, para refletir sobre a nossa responsabilidade com a missão universal. Assim o tema proposto, “Brasil missionário, partilha tua fé”, quer motivar e valorizar o que já fazemos e o quanto precisamos avançar. É nosso compromisso viver a solidariedade, a partilha e a ajuda mútua em todas as partes do mundo, seja na oração, no testemunho e na generosidade com a oferta.
As POM do Brasil querem ajudar a despertar e criar em cada cristão maior consciência e espírito missionário. Na vida e ação pessoal e comunitária, precisamos responder ao mandato de Jesus: “Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações, e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-lhes a observar tudo o que vos tenho ordenado. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28, 19-20).
Portanto, o convite a partilhar a fé nos recorda que a tarefa missionária continua urgente e sem fronteiras, principalmente nas comunidades de nossa diocese que muito urge um anseio do anúncio e da partilha da palavra e da fé cristã diante da realidade de nosso tempo em combate à crise de fé que atinge nosso povo. Assim, a Diocese de Assis é chamada a assumir com generosidade o lugar que lhe compete nesta Obra de Deus em prol da Missão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário